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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Resposta a uma sugestão: Autismo

Uma das definições para autismo é da DSM-IV-TR de 2002 (Kuperstein & Missalglia, 2005, p. 1): “O Transtorno autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interacção social e da comunicação e um repertório muito restrito de actividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do individuo.”. Ou seja, com o termo autismo indica-se uma grave forma de isolamento, no qual o indivíduo não tem a capacidade nem a necessidade de manter relações sociais com o ambiente que o rodeia. Este sintoma, que no adulto é indício de uma doença psiquiátrica, quando se apresenta na criança, normalmente junto a outros problemas, representa uma perturbação grave do desenvolvimento neuropsíquico. A característica saliente da criança autista é que ela parece viver num mundo completamente à parte. Estas crianças ignoram o contacto com os outros, seja com o olhar ou com a palavra; consideram os pais como objectos e recusam mimos ou não reagem; não jogam normalmente com as outras crianças; têm dificuldade em aprender a falar e quando conseguem falar utilizam muitas vezes as palavras de maneira absurda ou contrária ao seu significado; não têm o sentido da sua própria identidade e tratam algumas partes do seu corpo como se lhe fossem totalmente estranhas. Entre outros sintomas nota-se um medo das mudanças, rigidez, incapacidade de reconhecer as relações quotidianas e de avaliar os perigos. A criança autista pode, inesperadamente, rir, chorar ou ser vítima de um excesso de cólera sem nenhuma razão aparente. Hoje em dia admite-se que existem diferentes graus de autismo (podem classificar-se num espectro autístico), denominando-se o “autismo leve” por Síndrome de Asperger. Esta síndrome diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. Os sintomas relacionados com a dificuldade de comunicação, socialização e as “manias” também estão presentes, porém de forma menos intensa. A criança adquire fala, podendo mesmo frequentar uma escola regular, porém apresenta dificuldade em compreender situações sociais mais complexas, ironias, metáforas e piadas. Demonstra ser ingénuos para a sua idade e comportam-se, muitas vezes, de forma inapropriada em determinadas situações sem se aperceber. A Síndrome de Asperger é definida na seção 299.80 do DSM-IV por seis critérios principais, que definem a síndrome como uma condição com as seguintes características:
* Prejuízo severo e persistente na interacção social;
* Desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e actividades;
* Prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento;
* Nenhum atraso significativo no desenvolvimento da linguagem;
* Não há atrasos clinicamente significativos no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo  (noutra área que não na interacção social) e curiosidade acerca do ambiente na infância.
* A não-satisfação dos critérios para qualquer outro transtorno invasivo do desenvolvimento específico ou esquizofrenia




Esperamos ter conseguido ajudar :)

1 comentário:

  1. Olá,
    Apreciei o facto de terem respondido a questões anteriores colocadas por comentaristas mas, mais, uma vez, chamo a atenção para o facto de não indicarem as vossas fontes bibliográficas completas (de onde retiraram as vossas informações?). Trata-se de uma atitude básica em qualquer trabalho que se paute por honestidade e transparência. Por favor tenham isso em atenção.
    No que remete para o desafio em torno do texto "Geração à rasca", verifico que não responderam. O que se passa?

    Até breve,
    GP

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