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quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Família como Contexto de desenvolvimento.


   Tendo hoje a família como contexto em análise e dando seguimento à reflexão sobre a ‘Geração à Rasca’ pretendemos compreender em que medida a educação familiar interage com o comportamento das crianças. A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, actuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000). É também considerada a primeira instituição social que, em conjunto com outras, procura assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da colectividade, incluindo a protecção e o bem-estar da criança. A família é vista como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades (Kreppner, 2000). Pode dizer-se, então, que a família tem um impacto significativo e uma grande influência no comportamento dos indivíduos, nomeadamente no das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e a construir as suas relações sociais. Sendo a primeira conexão entre a cultura e o homem, a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afectivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social. É a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e de construção individual e colectiva.                                                                                           
É em casa que a criança experimenta o primeiro contacto social da sua vida, convivendo com a sua família. É interessante que logo nos primeiros meses a criança já demonstra as suas preferências, os seus gostos e as suas diferenças individuais. Também a família tem os seus hábitos, as suas regras, enfim, o seu modo de viver. É desse modo que a criança começará a aprender a agir, a se comportar, a demonstrar os seus interesses e a tentar comunicar com a sua família. Podemos dizer que é a família, o círculo de pessoas que rodeiam a criança, a fonte original da sua identidade. A criança aprende desde pequena o que a mãe não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer. Percebe-se, então, a importância da orientação dos pais. Desde cedo, os pais precisam transmitir à criança os seus valores, tais como: ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, auto-estima, respeito ao meio ambiente. A família é o suporte que toda criança precisa e, infelizmente, nem todas têm.
E perguntamos nós, que identidade terá uma criança que não tem uma família? A quem não disseram o que deve ou não fazer? Como isto afecta o seu desenvolvimento?

Vamos responder em breve!
Bibliografia consultada:
SILVA, Sonia (2008) ‘Educação, Escola e Família.’
DESSEN, Maria et al (2007) A Família e a escola como contextos de desenvolvimento humano , Brasil

1 comentário:

  1. "E perguntamos nós, que identidade terá uma criança que não tem uma família? A quem não disseram o que deve ou não fazer? Como isto afecta o seu desenvolvimento?"

    Muitas pessoas devem questionar-se a elas próprias quanto a isto!

    A família é o primeiro contacto de um indíviduo. Este "rege-se" de acordo com as normas da sua família e desenvolve-se. Há dias vi um documentário num canal de tv sobre filhos de assassinos. Os seus pais eram serial-killer's ou tinham morto a sua família. Estes filhos de assassinos diziam nesse documentário que após o contacto com os pais e com o que eles diziam, chegavam a questionar-se se eles próprios não poderiam vir a ser como os seus pais visto que lhes "estava no sangue" a vontade de matar ou torturar. São coisas que muitas vezes as pessoas não pensam mas que podem ser verdade até certo ponto. Uma criança que é constantemente confrontada com cenários macabros, de violência, com palavras mais assustadoras e de morte penso que podem vir a ser como os seus pais, pois foi aquela a educação que lhes foi dada.

    É um tema interessante e que tem muito que se possa dizer. Votos de continuação de um bom trabalho. AR

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