Pesquisar neste blogue

A carregar...

quinta-feira, 17 de março de 2011

 “O principal objectivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Piaget

domingo, 13 de março de 2011

A escola como contexto de desenvolvimento



Uma vez que hoje em dia a maioria da população mundial já é alfabetizada e sendo a escola um dos contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajectória de vida do individuo, achamos importante reflectir o papel da escola no desenvolvimento humano. A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, actividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças (Mahoney, 2002). É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as actividades programadas e realizadas em sala de aula e fora dela (Rego, 2003). O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interacções contínuas e complexas, em função dos estágios de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afectivos e preparo para inserção na sociedade (Oliveira, 2000). Pode mesmo dizer-se que um dos objectivos mais importantes da escola é preparar os professores, os alunos e até os pais para viverem e ultrapassarem as dificuldades num mundo de mudanças e de conflitos interpessoais, o que contribui para o processo de desenvolvimento do individuo. A escola deve, então, proporcionar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do sujeito. É uma instituição social com objectivos determinados que tem como intuito promover a aprendizagem e efectivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como por exemplo, a criatividade, a organização e sequência de conhecimentos, entre outros. É um local em que o sujeito tende a estabelecer uma interacção com o seu ambiente social. Hoje em dia, a escola tem o grande objectivo de estimular o potencial do aluno atendendo às diferenças socioculturais. Posto isto, há então três objectivos que devem ser alcançados pelas escolas modernas:
- Estimular o desenvolvimento a nível cognitivo, afectivo, moral, físico, de personalidade. 
- Promover uma aprendizagem contínua, de modo a proporcionar ao aluno diversas formas de aprender e também condições de integração no mercado de trabalho.
- Desenvolver a capacidade de intervenção no âmbito social e a consciência cidadão.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Psicologia e a 7ªArte - Sugestão

The Blind Side, é um filme norte-americano que chegou a Portugal no dia 25 de Março de 2010. O filme conta a história real, de um atleta Michael Oher.
E porquê esta sugestão no contexto da Psicologia do desenvolvimento? Porque durante a visualização do filme os espectadores vão aperceber-se que 'Big Mike' era um jovem sem teto com um lar destruído, sem bons resultados na escola e a nível desportivo. Quando tem a sorte de ser acolhido por uma nova família supera diversos desafios e a sua prestação a nível escolar e desportivo altera-se completamente. Passa de um aluno de D, para um aluno de A. É uma história emocionante e que vale apena ver!

Até à próxima!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Psicologia e a 7ª Arte - Sugestão

Alguns filmes podem contribuir para a compreensão de determinadas problemáticas ou vivências relacionadas com o âmbito de estudo e de intervenção da Psicologia. Queriamos sugerir a visualização do filme: 'Má Educação'.
É um filme Espanhol lançado em 2004, do género Drama. Este filme conta a história de um rapaz que vivia num colégio e enfoca o trauma sofrido através do abuso e como estas situações se repercutem no desenvolvimento da vida adulta.

terça-feira, 8 de março de 2011

Sugestão de Leitura

Pretendemos inicialmente desenvolver a temática sobre o desenvolvimento em contexto académico. No que diz respeito às crianças a escola constitui uma experiência determinante na sua vida. Sugerimos então a leitura do texto: http://www.infopedia.pt/$desenvolvimento-no-periodo-escolar.


Consultem também as nossas páginas no canto superior direito!


Até Breve.


"A educação é um processo social, é o desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John Dewey

terça-feira, 1 de março de 2011

Bem-vindos!

Olá a todos!
Falar em desenvolvimento implica falar num basto leque de contextos de aplicação. Pretendemos ao longo deste blog explorar esses mesmos contextos, tais como: desenvolvimento em contexto académico, clínico, da justiça etc.
Apelamos à voz activa dos nossos seguidores! Coloquem questões, sugiram temáticas que gostariam de ver desenvolvidas e sempre que possível critiquem os nossos post's, pois é uma forma de evoluirmos. Pretendemos disponibilizar-vos uma 'viagem' pelas ruas do desenvolvimento, onde irão encontrar frases e textos de reflexão, exploração das temáticas, assim como vídeos interessantes relacionados com o tema.
Esperamos que gostem !
Os nossos cumprimentos a todos.