Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de março de 2011

A escola como contexto de desenvolvimento



Uma vez que hoje em dia a maioria da população mundial já é alfabetizada e sendo a escola um dos contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajectória de vida do individuo, achamos importante reflectir o papel da escola no desenvolvimento humano. A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, actividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças (Mahoney, 2002). É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as actividades programadas e realizadas em sala de aula e fora dela (Rego, 2003). O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interacções contínuas e complexas, em função dos estágios de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afectivos e preparo para inserção na sociedade (Oliveira, 2000). Pode mesmo dizer-se que um dos objectivos mais importantes da escola é preparar os professores, os alunos e até os pais para viverem e ultrapassarem as dificuldades num mundo de mudanças e de conflitos interpessoais, o que contribui para o processo de desenvolvimento do individuo. A escola deve, então, proporcionar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do sujeito. É uma instituição social com objectivos determinados que tem como intuito promover a aprendizagem e efectivar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como por exemplo, a criatividade, a organização e sequência de conhecimentos, entre outros. É um local em que o sujeito tende a estabelecer uma interacção com o seu ambiente social. Hoje em dia, a escola tem o grande objectivo de estimular o potencial do aluno atendendo às diferenças socioculturais. Posto isto, há então três objectivos que devem ser alcançados pelas escolas modernas:
- Estimular o desenvolvimento a nível cognitivo, afectivo, moral, físico, de personalidade. 
- Promover uma aprendizagem contínua, de modo a proporcionar ao aluno diversas formas de aprender e também condições de integração no mercado de trabalho.
- Desenvolver a capacidade de intervenção no âmbito social e a consciência cidadão.

3 comentários:

  1. Como também temos uma parte do nosso trabalho em que falamos da escola como um factor importante para o desenvolvimento, na pesquisa de obras que fizemos encontrámos este livro que nos parece adequado à leitura caso alguém queira saber mais sobre esta temática . O livro chama-se "Sua Escola a 2000 por hora".

    Sinopse: Disseminar os princípios do Programa Sua Escola a 2000 por Hora faz parte da estratégia do Instituto Ayrton Senna em resposta aos grandes desafios sociais do país por meio de saídas concretas e em escala. O que se pretende é viabilizar a criação de oportunidades de desenvolvimento humano ao maior número possíveis de crianças e jovens.
    Esta publicação aborda fundamentos e práticas do Programa, que, desde 1999, leva à comunidade escolar uma maneira inovadora e criativa de usar as tecnologias digitais e de comunicação no processo de aprendizagem e nas transformações da relação aluno e professor, agora parceiros e protagonistas de seu desenvolvimento pessoal.
    Com esta obra, o Instituto Ayrton Senna quer compartilhar o trabalho bem-sucedido que desenvolve junto ao público infanto-juvenil por meio de uma educação voltada ao desenvolvimento humano, firmada sob os Quatro Pilares da Educação, da Unesco.

    Esperamos ter ajudado em alguma coisa :)

    ResponderEliminar
  2. Ana Gomes, Cândida Parente, Raquel Almeida, Isabel Ribeiro16 de março de 2011 às 18:40

    Olá! Gostávamos de sugerir o seguinte:
    Tendo em conta que ainda existem países (ainda que poucos, tal como vocês referiram) onde a escolaridade é praticamente inexistente será que poderiam abordar sobre as consequências negativas que podem eventualmente ocorrer no desenvolvimento de uma criança?
    Tal como disseram, a escola é um meio essencial para que exista um desenvolvimento intelectual, cultural, social e até mesmo criativo. Torna-se muito importante ter em conta a importância desta temática. Algumas de nós conhecemos casos de crianças que não são minimamente motivadas pelos respectivos pais para o interesse escolar e isso é também uma consequência da pouca motivação dos mesmos perante a escola. Tornam-se indivíduos fechados, muito pouco criativos na resolução dos seus problemas e até mesmo agressivos pelo facto de se sentirem "ignorantes" perante outros que estudaram.
    Espero que tenham gostado da nossa sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Raquel Almeida, Ana Gomes, Cândida Parente, Ania Ferreira, Isabel Ribeiro, disseram que
    A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, actividades, regras e valores e que é mediado por conflitos, problemas e diferenças.
    É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as actividades programadas e realizadas na sala de aula e fora dela.
    O sistema escolar, além de envolver uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número significativo de interacções contínuas e complexas, em função dos estados de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afectivos e preparação para a inserção na sociedade.

    ResponderEliminar