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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Contexto social: A Agressão.


Como actualmente se tem falado muito em Portugal sobre agressão, hoje vamos falar de mais um dos contextos da psicologia: o contexto social.
Bandura (1983) desenvolveu uma extensão da teoria da aprendizagem, denominada aprendizagem social. Esta teoria dá ênfase à aprendizagem observacional e à modelagem. Assim os indivíduos modificam o seu comportamento em função do modo como as outras pessoas do grupo se comportam. A aprendizagem social também é influenciada pelo auto-conhecimento. Deste modo, os padrões que estabelecemos para nós mesmos e a confiança que temos na nossa capacidade para os cumprir, influenciam a nossa disposição para aprender com as outras pessoas, sejam elas os nossos pais, amigos, orientadores ou celebridades.
O homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e outros. Este facto é essencial para o desenvolvimento. O homem desenvolve-se em contexto social. Nos primeiros anos de vida, o seu meio social é a família. Depois à medida que se vai desenvolvendo, o homem vai interagindo com outras pessoas, com a sociedade.
Segundo Bandura os adultos têm um papel importante como modelos para aprendizagem da criança. Por exemplo, Bandura acreditava que a agressão é aprendida através de um processo chamado modelagem do comportamento. Albert Bandura argumentou que as crianças aprendem a responder de forma agressiva observando pessoalmente, ou através dos média e do meio ambiente.
Deste modo, é importante que os pais não exponham as crianças estas situações.



Bibliografia consultada: Anonimo (2006) Teoria do Desenvolvimento humano. Acedido em 03,Junho,2010 em: http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com/desenvolvimento-pessoal-e-profissional



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