Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A escola como contexto de protecção.

A adolescência coloca-nos face a desafios constantes que exigem disponibilidade e competências específicas. Por vezes a falta de cuidado adequado com o adolescente pode representar más decisões perante a exposição a situações de risco ao seu desenvolvimento e, em casos extremos, riscos à sua própria vida.
Na escola, o adolescente tem oportunidade de viver experiências com novas figuras de autoridade, bem como com o grupo de pares.
As vivências escolares do adolescente são valiosas no seu processo de socialização e de desenvolvimento.
Os professores representam modelos de autoridade alternativos aos da família e o processo de transformação vivido pelo adolescente na sua relação com as figuras parentais é transferido, ou ampliado para as suas relações com os educadores. Estes passam a exercer uma influência muito importante enquanto modelos alternativos de identificação, permitindo que o jovem reconstrua as suas próprias referências e relações com as figuras de autoridade. Aos educadores cabe, pois, além das tarefas pedagógicas em si, a função de oferecer a continência de que o jovem necessita no seu momento de incertezas, angústias, instabilidade e necessidade de afirmação. Facilmente se entende o papel do educador na prevenção contra situações de perigo com as quais os jovens se deparam. É importante que os educadores manifestem acções preventivas ao uso indevido de drogas, por exemplo. A escola é um excelente contexto de preparação e protecção. A sala de aula constitui um excelente fórum para exercício de cidadania no qual as habilidades e valores relativos à vida comunitária podem ser exercitados.


Beijinhos!



Bibliografia Consultada:
Sudbrack, M. et al (2005). Escola como contexto de protecção: refletindo sobre o papel do educador na prevenção do uso indevido de drogas. Acedido em 4 de Maio, em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.phppid=MSC0000000082005000200082&script=sci_arttext

3 comentários:

  1. Concordo com o texto. O vosso blog é útil e interessante, continuem :)

    ResponderEliminar
  2. Olá a todas,
    Antes de mais convido-vos a verem o comentário do filme Juno feito pelas colegas do blog Relações entre pares (http://relacaoentrepares-ua.blogspot.com/). Parece-vos familiar? É mesmo!! Este tipo de situações revela pouca inteligência e desonestidade. Não sei de onde copiaram esta conversa nem me interessa. Acho triste que isto aconteça, sendo que não é a primeira vez que me confronto com este tipo de situações neste mesmo grupo.
    Não tenho mais comentários a fazer. Se estivessem no meu lugar que posição tomariam?
    Naturalmente, este comentário também será direccionado ao outro grupo.
    GP

    ResponderEliminar
  3. Como é possível alguém ter a lata de copiar o trabalho de colegas universitárias? Penso que é uma falta de respeito para com estas alunas e, principalmente, com o trabalho da Professora. Eu sei que esta "reflexão" sobre o filme "Juno" está bastante interessante, pois foi um trabalho feito com tempo, dedicação e pesquisa em sites informativos, não em blogs de outras colegas de turma, de certeza, porque eu próprio presenciei e opinei na altura em que este texto se realizava e, em altura alguma, se pesquisou no blog das tais "senhoras". Desejo-vos o melhor e espero bem que não saiam prejudicadas desta "brincadeira" infantil e, como disse a Professora, desonesta.

    ResponderEliminar